Quem sou eu

Meu nome é Daniel Theodoro do Amaral, nasci em 03 de outubro de 1959 na cidade de Santo André – SP. Fui criado em lar evangélico pelos meus avós e minha mãe onde obtive os primeiros ensinamentos e experiências . Aos 14 anos de idade abracei a fé e nunca mais fui o mesmo. Sou casado desde 1978 com Marli Ianguas do Amaral, tenho 3 filhos: Marcio, casado com Rosineide e seus filhos Davi e Miguel e Micael; e as meninas Juliane casada com Fabio e seu filho Benjamin e Aline casada com André e sua filha sofia, todos integrados totalmente no meu ministério desde a mais tenra idade. Moro em São José do Rio Pardo há mais de 26 anos, exercendo o ministério há 25 anos, sendo 15 anos como pastor ordenado da Igreja Evangélica Avivamento Biblico em Vargem Grande do Sul-SP.

domingo, 10 de fevereiro de 2019

O FRACASSO DA VITÓRIA



O FRACASSO DA VITÓRIA
Juízes 11

Amada igreja quero nesta manhã ministrar uma palavra de cunho espiritual para sua vida. O que vou abordar trata-se de um homem de Deus chamado Jefté um líder excepcional, um herói nacional, valente, homem de coragem, um verdadeiro guerreiro, “porém” podemos acompanhar uma série de acontecimentos traumáticos na sua trajetória de vida.
Há algo na vida desse homem de Deus, que o arrasta para a masmorra do inferno, esse algo o leva ao calabouço mais profundo, tornando instável, cheio de amargura, imprudente, valorizando mais a vitória do que a família.
Por favor, vamos acompanhar a trajetória de vida desse herói nacional.

1° Um homem de Deus com traumas foge para não enfrentar sua realidade. Juizes 11:3

Significado – Trauma “Desagradável experiência emocional de grande intensidade que deixa uma marca duradoura na mente de uma pessoa”
Jefté acha que fugindo do problema, o tal  será resolvido, não, o problema o acompanha, mesmo que este esteja vivendo um momento de conquista, cedo ou tarde as feridas não saradas, não tratadas, virá a tona ou seja  vão desabrochar no mais alto grau de infecção que pode generalizar-se para todo o corpo, e isso pode se transformar numa tragédia.



2° O perigo de um líder que não foi tratado ou sarado, por Deus e que acabou não deixando descendentes.
Juízes 11:34

Jefté comprometeu sua filha e sua geração futura, por causa de sua tolice e sua insensatez. Esta palavra não é para aqueles que não tem filhos, e sim para pais que já tem seus filhos, sejam grandes ou pequenos.
Amados este homem de Deus fez um mal tão grande para sua filha, o qual Jefté nunca teve a dimensão do mal que causou, esse tão grave erro o qual prejudicou toda sua geração futura, “uma geração inteira deixou de existir” Príncipes, Reis, juízes, Sacerdote, deixaram de nascer por causa da sua grande tolice, ficou sem sucessor, e sem posteridade.

3° Jefté trouxe morte para dentro de sua própria casa. Juízes 11:34- 35

Quantos estão trazendo revistas pornográfica, filmes indecentes, novelas que tem um lastro de pessoas de baixo calão e sem limites, quebrando assim valores familiares, este lixo tem gerado morte dentro de nossas casas.
O preço de entramos em determinado níveis de batalhas espiritais sem estarmos suficientemente Curados, pode ser um preço muito alto a ser pago “Ele mesmo destruiu sua posteridade” cuidado para que isso não venha acontecer com você. Se Sansão vivesse nesses dias de hoje, como seria seu quarto? Como seria seu celular? Como seria seu computador? Com certeza uma depravação sem medida. Quantos homens de Deus tem suas vidas frívolas, “significado’’ Uma pessoa superficial de  atitudes frívolas, palavras frívolas  “Oh! querida  Igreja,  tome muito cuidado para que vocês não venham cair numa armadilha satânica, e trazer morte para dentro de sua casa.

4° Um homem de Deus quando se torna imprudente gera fracasso mesmo na vitória, e um cântico sem alegria. Juízes 11:34 – 35

Amados um hino foi cantado para celebrar a vitória tão esperada e desejada, porém um hino sem tom, sem harmonia, sem melodia, e o pior sem motivo para se alegrar. Uma vitória que redundou em fracasso, uma bênção que trouxe tristezas por toda uma vida. “ Um jovem passou no “Enem”, É o exame nacional do ensino médio que acontece uma vez por ano, o qual serve para conseguir uma bolsa em faculdades publicas. Sua família fez uma festa daquela, só que não durou muito a bendita festa,  o jovem se envolveu com mas companhias a qual o levou para as drogas, que fim trágico! que vitória é essa, sim uma vitória que virou um verdadeiro inferno. Jefté teve uma atitude de negligência sem precedentes, anulando assim sua filha de viver o melhor dessa vida.

5° Um homem de Deus fica sem subsídios quando da lugar ao orgulho. Juízes 11:29 – 30 – 31

Significado de Subsídio “Força auxiliar, reserva, socorro militar, ajuda. Ex: O governo pode destinar subsídios, ou seja, ajuda para a educação”.
Significado “Orgulho” sentimento de prazer, de grande satisfação com o próprio valor. Sentimento egoísta, admiração pelo seu próprio mérito. Soberba. Arrogância.
Esse é um pecado horrível que tem matado muitos gigantes da fé, vou um pouco mais além  “ Que geração orgulhosa é essa, parece que tem tudo mas não tem nada, parece que tem fogo, mas o que vemos é só cinzas. Amados eis uma verdade, o  mundo esta marchando para o inferno a um ritmo tão rápido que se comparado aos modernos aviões supersônico, estes parecem tartarugas.
Voltemos ao início da história de jefté, podemos acompanhar uma série de acontecimentos traumáticos que promoveram e geraram abálos comprometedores na sua personalidade. Juízes 11:

Diz o texto: Jefté era Gileadita, morava na terra do bálsamo, este era um lugar muito abençoado, ele era  um homem corajoso, não tinha medo de nada, com certeza era um homem cheio de bravura, destemido, um grande guerreiro, um homem de palavra, mas havia um porém em sua vida, uma marca que  o “descompensava” ou seja sem dúvida nenhuma, “Jefté é um homem de Deus, porém descompensado por marcas colossais”. Vamos ver essas marcas?

1° Marca descompensada na vida desse grande homem de Deus é: “filho de uma prostituta” mulher de programa, mulher que obtém lucros através da oferta de serviços sexual, uma meretriz.
Jefté foi um homem ferido, marcado em sua identidade.
Esta marca em sua vida foi onde o seu potencial se esvaiu, perdeu toda a sua força de enxergar um futuro promissor, a garantia de uma vitória duradoura, isso passou a ser um referencial perante sua família e consequentemente  também no meio da sociedade em que ele vivia, com um “legado” como este foi fácil ter um  desenvolvimento distorcido comprometendo seu destino, ninguém quer ter uma mãe prostituta, esse gigante da fé necessitava de cura, de uma libertação, para assim mudar sua rota de vida.


2° Marca descompensada na vida desse grande homem de Deus é: “A rejeição de seus meio irmãos. Juízes 11:17
Jefté era taxado pelos seus irmãos como filho da prostituta “ganhara uma identidade muito pesada filho de outra mulher” imediatamente jefté se viu sem herança. Quando sua identidade foi traumatizada os relacionamentos se tornaram Ameaçadores, logo a “fuga” este estigma – (estigma - significa – Marca ou cicatrizes deixada por uma ferida” começou nutrir uma ferida muito grande na vida deste homem, o qual o levou enxergar com mais nitidez, e isso foi um problema maior. Veremos esse problema no tópico seguinte).



3° Marca descompensada na vida desse grande homem de Deus é: “A indiferença do pai em relação aos seus irmãos”.

Gileade pai de Jefté parece não fazer nada para resolver o empasse ou seja uma situação que na verdade foi criado por ele mesmo, e era Gileade portando o único e verdadeiro responsável, enquanto jefté morria aos pouco se  sentido o pior homem da terra levando o peso das consequência do erro do pai, Gileade ficava sentado lavando as mãos na “bacia” da indiferença. Quando os irmãos o deserdaram “o pai não fez nada”. “Quantas vezes foi agredido moralmente por ser filho da prostituta, Gileade nunca fez o que devia fazer” O grande problema de Jefté não era seus irmãos que o rejeitava, mas o seu pai que o rejeitava passivamente. Significado da palavra “Passivo” Característica de alguém que não toma iniciativa - não age – omisso – vive na inércia. Que prejuízo para uma família em que o pai é apático, Gileade vivenciava a dor do filho abandonado e totalmente desprotegido, sem dúvida a rejeição vinha principalmente da parte do pai, não foi á toa em que o caos se estalou nesta família.


4° Marca descompensada na vida desse grande homem de Deus é: A marginalização. Juízes 11:3

Jefté muito machucado e desprotegido espiritualmente, ele mesmo se marginalizou, segregou-se a “terra de Tobe” um ambiente de orfandade, onde as pessoas se sentem renegado pela a família. “Esse é um lugar de muitos traumas e feridas não tratadas, “Tobe” é a rua para onde muitos vão, fugindo do lar que se tornou uma ameaça, só que nesse caso, “Tobe” não esta fora, mas dentro das pessoas. A Bíblia diz: “Há caminhos que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.” Prov. 14:23. 
Quando um pai rejeita o filho dentro de casa, com certeza há um pai da orfandade esperando-o lá fora, em forma de um amigo que o influencia as drogas, esse é o pai da marginalização. Quando uma esposa rejeita seu marido há uma mulher da orfandade para o acolher e fazer o que esta nunca fez. Amados cuidado com a orfandade pois são filhos órfão que foram marginalizados e gerados pelo Espírito de orfandade.

                   
                           






  







 [m1]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS CONSEQUÊNCIAS AO RETROCEDER, QUANDO DEUS TEM UM PROPÓSITO BEM DEFINIDOS A SEU RESPEITO.

OSÉIAS 11:1 AO 7 SALMO 137:1 AO 4 II REIS 5 AMADOS AS VEZES A GENTE TEM A VONTADE DE DESISTIR DE TUDO, POR CAUSA DAS LUTAS E AFLIÇÕE...