Quem sou eu

Meu nome é Daniel Theodoro do Amaral, nasci em 03 de outubro de 1959 na cidade de Santo André – SP. Fui criado em lar evangélico pelos meus avós e minha mãe onde obtive os primeiros ensinamentos e experiências . Aos 14 anos de idade abracei a fé e nunca mais fui o mesmo. Sou casado desde 1978 com Marli Ianguas do Amaral, tenho 3 filhos: Marcio, casado com Rosineide e seus filhos Davi e Miguel e Micael; e as meninas Juliane casada com Fabio e seu filho Benjamin e Aline casada com André e sua filha sofia, todos integrados totalmente no meu ministério desde a mais tenra idade. Moro em São José do Rio Pardo há mais de 26 anos, exercendo o ministério há 25 anos, sendo 15 anos como pastor ordenado da Igreja Evangélica Avivamento Biblico em Vargem Grande do Sul-SP.

domingo, 10 de fevereiro de 2019

O PECADO VOS ACHARA



SABEIS QUE O VOSSO PECADO VOS HÁ DE ACHAR. NUM. 32:23

QUANDO FALAMOS DE PECADO JÁ VEM EM NOSSA MENTE A MANEIRA MAIS EFICAZ DE FUGIR, COMO ADÃO NOSSO PAI O FEZ. A FUGA É UMA ESTRATEGIA HUMANA PARA NÓS NÃO ENFRENTARMOS A SITUAÇÃO DE FRENTE, ESTA É UMA CARACTERÍSTICAS BEM PECULIAR DO HOMEM, FUGIR, SE ESCONDER DAR DESCULPA PARA SEUS ERROS. “ILUSTRAÇÃO” HÁ MUITOS ANOS ATRÁS, NA VELHA CHINA, VIVEU UM HOMEM QUE ERA MEMBRO DA ORQUESTRA DO IMPERADOR, EMBORA NÃO SOUBESSE TOCAR UMA NOTA SEQUER OBTIVERA ESSE LUGAR, DE FLAUTISTA ATRAVÉS DE CONHECIMENTOS PESSOAIS, E ASSIM POR MUITOS ANOS, AONDE QUER QUE A ORQUESTRA SE APRESENTAVA ALI ESTAVA ELE, O FALSO MÚSICO, TODAS AS APRESENTAÇÕES O ESTE COLOCAVA A FLAUTA NOS LÁBIOS, E FAZIA GESTOS E DAVA  A IMPRESSÃO QUE TOCAVA MUITO. COM ESSE EMPREGO GANHAVA MUITO BEM, ATÉ QUE UM DIA O IMPERADOR QUIS OUVIR O SOM DE CADA INSTRUMENTO, E ASSIM  FOI ACHADO NO SEU ENGANO. PODEMOS SIM ENGANAR POR UM TEMPO, MAS NÃO POR UMA VIDA.

VAMOS VER ALGUMAS LIÇÕES DAS CONSEQUÊNCIAS DOS NOSSOS PECADOS.

1° LIÇÃO: CHEGOU A HORA DE TRANSPOR O JORDÃO. JOSUÉ 1:2

AMADOS HOUVE UMA CRISE O QUAL SE ESTALOU NO MEIO DO POVO. “MOISÉS ESTÁ MORTO, O GRANDE LÍDER, UM VERDADEIRO PAI PARA ISRAEL, O GRANDE LIBERTADOR, O QUE CUIDAVA DAQUELE IMENSO REBANHO, ANDANDO NO DESERTO, AGORA JÁ NÃO EXISTE MAIS. O POVO NÃO PODE FAZER SEU SEPULTAMENTO, O PRÓPRIO DEUS O SEPULTOU, FORAM TRINTA DIAS DE LUTO POR UM MORTO SEM CORPO. “A CRISE CHEGOU SEM QUE FOSSEM AVISADOS. TODOS SÃO ALCANÇADOS, A CIRCUNSTÂNCIAS ADVERSAS ATINGEM A TODOS, QUERIDOS VIVEMOS UMA CRISE EM TODOS OS NÍVEIS: SOCIAIS, POLÍTICA, CULTURAL, NÃO HÁ DISTINÇÃO. HÁ UM DESMORONAMENTO DOS VALORES MORAIS E ÉTICOS, HÁ UMA INVERSÃO DE VALORES FAMILIAR, “MAS A ORDEM É EXPLÍCITA” LEVANTA-TE, POIS, AGORA E PASSE ESSE JORDÃO.


2° LIÇÃO: FICAR DAQUÉM DO JORDÃO, É FICAR FORA DO DESÍGNIO DE DEUS.

 A TRIBO DE RUBENS E OS DE GADE E MANASSÉS, NÃO QUISERAM IR ALÉM DO JORDÃO, MAS TIVERAM QUE JURAREM QUE IAM BATALHAR AS BATALHAS DE ISRAEL. POIS ELES NÃO PODIAM DESENCORAJAR O POVO, POIS ISSO SERIA UM “SACRILÉGIO”. ( PROFANAÇÃO DE LUGARES, OBJETOS E PESSOAS QUE APRESENTAM CARÁTER SAGRADO).
ILUSTRAÇÃO (DO PRESBÍTERO. ROQUE, EXEMPLO DE COMPROMISSO.

3° LIÇÃO: FICAMOS VULNERÁVEIS QUANDO OCULTAMOS O PECADO. PORQUE ESTE MESMO NOS ALCANÇA. SAL. 139:23-24 HEBREUS. 4:13 II SAMUEL. 11:1

SIGNIFICADO. VULNERÁVEL (É ALGUÉM QUE ESTA SUSCETÍVEL A SER FERIDO) – INDEFESO – EXPOSTO – DESPROTEGIDO – DESAMPARADO – FRÁGIL – SUJEITO A SER ATACADO.

ILUSTRAÇÃO: DO GRANDE HERÓI DA MITOLOGIA GREGA “AQUILES” DIZ A LENDA QUE ''AQUILES'' ERA INVULNERÁVEL, EM TODO O SEU CORPO EXCETO NO CALCANHAR, PELO FATO DE SUA MÃE TE-LO MERGULHADO NO RIO ESTINGE, UM RIO SAGRADO O QUAL LHE DARIA PROTEÇÃO, MAS SUA MÃE AO MERGULHAR O SEGUROU PELO CALCANHAR, DEIXANDO ESTA PARTE DO PÉ VULNERÁVEL. AQUILES FICOU DESPROVIDO, EM SEU CALCANHAR. SANSÃO FICOU DESPROVIDO DA PRESENÇA DE DEUS QUANDO BRINCOU COM O PECADO.

4° LIÇÃO: ESCONDER ALGO TRAZ UMA DESORDEM FÍSICA, EMOCIONAIS E ESPIRITUAIS. SAL 32:1 JEREMIAS. 23:23-24

SIGNIFICADO. (ESCONDER: OCULTAR – COBRIR – CALAR – OMITIR – CAMUFLAR – MASCARAR)

5° LIÇÃO: FUGIR DA RESPONSABILIDADE É BEM MAIS FÁCIL, PORÉM NOS TORNA DÉBIL, IMPOTENTE, E TENDEMOS A CONTINUAR A CAIR NAS ARMADILHAS DO DIABO. HEBREUS. 4:13 JOSUÉ 7:1

VEMOS O PECADO COMETIDO POR ACÃ, UM PECADO AS ESCONDIDAS. ESTE “COBIÇOU'' SEU (SIGNIFICADO. DESEJO ARDENTE, DESMEDIDO DE POSSUIR ALGUMA COISA.) E “FURTOU” UMA CAPA BABILÔNICA E DUZENTOS CICLOS DE PRATA E UMA CUNHA DE OURO DE CINQUENTA CICLOS. “A COBIÇA ATRAI, SEDUZ, E DA LUZ AO PECADO” E O PECADO UMA VEZ CONSUMADO, GERA A MORTE.


FUGIMOS POR VÁRIAS RAZÕES:

A – FUGIMOS PARA NÃO SENTIRMOS DOR.
A DOR É UM TEMA DE SUMA IMPORTÂNCIA, POIS É UM SENTIMENTO QUE ASSOLA O NOSSO CORAÇÃO E ÀS VEZES CHEGA ASSOLAR ATÉ MESMO O NOSSO CORPO. “NÃO FUJA DA DOR” POIS FUGIR DA DOR É FUGIR DA PRÓPRIA CURA. A DOR É UM SINAL QUE O CORPO OU A ALMA, NÃO ESTÁ BEM, FUGIR DA DOR CAUSA AINDA MAIS SOFRIMENTO TANTO PARA O CORPO, COMO PARA A ALMA.

B – FUGIR PARA NÃO ASSUMIR RESPONSABILIDADE.
SIGNIFICADO. RESPONSABILIDADE “É OBRIGAÇÃO DE RESPONDER PELA SUAS AÇÕES PRÓPRIAS OU DOS OUTROS” DEVER DE ARCAR COM SUAS PRÓPRIA AÇÕES OU DOS OUTROS” “RESPONSABILIDADE É SABER O QUE TEM QUE FAZER E FAZER” CUMPRIR COM SUAS OBRIGAÇÕES E TAREFA QUE LHE FOREM IMPOSTA.

C – FUGIMOS PORQUE TEMOS MEDO DA CONDENAÇÃO.

D – FUGIMOS PORQUE TEMOS MEDO DA REJEIÇÃO.

F – FUGIMOS PORQUE TEMOS MEDO DA REVELAÇÃO. “TEMOS MEDO DA VONTADE DEUS”

“JONAS NÃO ACEITOU PREGAR PARA O SEU PIOR INIMIGO, UM INIMIGO TRAIÇOEIRO, PERVERSO E OPRESSOR” LONGE DE DEUS AS COISAS PODEM PIORAR.
 NÃO FUJA DE DEUS POIS O VOSSO PECADO VOS ACHARÁ. AMÉM.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS CONSEQUÊNCIAS AO RETROCEDER, QUANDO DEUS TEM UM PROPÓSITO BEM DEFINIDOS A SEU RESPEITO.

OSÉIAS 11:1 AO 7 SALMO 137:1 AO 4 II REIS 5 AMADOS AS VEZES A GENTE TEM A VONTADE DE DESISTIR DE TUDO, POR CAUSA DAS LUTAS E AFLIÇÕE...